quinta-feira, 7 de março de 2013

A simpatia da Colômbia


Bogotá




Nossa ultima viagem foi no ano-novo (2012-2013) e resolvemos ir para Bogotá e Cartagena das Indias. Foi a nossa primeira viagem internacional na companhia de um casal de amigos e foi super divertido, realmente é muito melhor que viajar sozinhos. Foi uma viagem diferente porque nos focamos mais em festas e bares do que em pontos turisticos. Talvez por isso ficou um gostinho de quero mais e uma vontade muito grande de voltar lá em outra epoca do ano, uma epoca mais calma talvez! 
Meu marido viajou primeiro e chegou em bogotá no dia 27 de dezembro de 2012. O hotel escolhido foi tipo flat, o JAZZ APART HOTEL (http://jazzapartmentsbogota.com/) e foi escolhido pelo site booking.com. A localização é ótima, muito próximo a ZONA T onde fica a concentração de bares e baladinhas de Bogotá, fica uns 10min andando. E olha que eu fui e voltei de salto alto e nao sofri :)
O hotel disponibiliza bicicletas pra você andar pela cidade, o serviço é de graça mas infelizmente são apenas 2 bicicletas, entao meu marido fez o passeio antes de todos chegarem. A cidade de Bogotá é muito organizada, possui ciclovias que atravessam a cidade toda, tudo muito bem sinalizado e respeitado por pedestres e automóveis. Vale muito a pena se você tiver uma manhã ou tarde livre e muita disposição, além do clima favorável que é entre 12 e 21ºC sempre devido a altitude do lugar e de ser cerdado por montanhas. Ao contrário do que muitos sites pregam sobre os efeitos da altitude, nós nao sentimos nada, nem enjoo, nem dor de cabeça, e olha que moramos numa cidade ao nivel do mar. Mas se você sentir algum mal estar, é recomendado que se tome o chá de coca. Não se preocupe que é um chá de ervas como outro qualquer, não dá nenhum barato como muitos pensam, kkkkk!

DIA 29/12/12
Quando cheguei com nossos amigos no dia 29/12 já fomos para a famosa Zona-T e seguindo recomendações de outro colega viajante fomos direto para o bar tematico e mais turistico da cidade: Andres Carne de Res (Andres D.C - http://www.andrescarnederes.com/es/). O lugar faz juz a fama que tem, são 4 andares com decoração temática e super estilosa. È bar, restaurante e depois vira balada, com muita musica colombiana, salsa, ragaton e tocou até gustavo lima e michel teló(acreditem!!!!). O cardápio é muito variado e todo em espanhol, então ficamos perdidinhos na hora de escolher o que comer ( sim, porque se você nao sabe espanhol e vai achando que com seu portunhol mal "dizido" vai desenrolar pode tirar o cavalinho da chuva! a lingua deles é enrolada e dificil de entender). Pra vocês terem noção pedimos um prato crente que era camarão e vieram lulas, KKKKK, mas o nome era parecido.






- centro de Bogotá e prédio do Andres D.C



- decoração temática e um cardápio lindo



                                                                   animadores da noite


 Graças a boa vontade dos garçons (e da maioria dos colombianos) que falaram devagar e gesticularam bastante para facilitar a comunicação conseguimos pedir um prato delicioso muito parecido com a nossa picanha, a punta de anca. Outra delicia foram os pasteis de carne e queijo que vem acompanhados de uns molhinhos delicia, vale muito a pena. 

molhos deliciosos, a punta de anca com bacon e a limonada de côco








Não sei se foi a época escolhida mas a colombia, mesmo com sua moeda desvalorisada nao é nada barata. Pra se ter uma ideia, uma cerveja custa em torno de 13 a 15reais nos bares, entao achamos melhor ficar no uisque porque a dose era quase o mesmo valor e você nao bebe tanto quanto a cerveja né! sai ainda mais barato pedir a garrafa (já que estavamos em 4 pessoas). 
Uma coisa que é barato lá é o taxi, vale a pena utiliza-lo para tudo. Todos os lugares que visitamos foram de taxi.
Depois que saimos do Andres DC, andamos um pouco pela zona-T e até tomamos um chopp em outro barzinho que nao lembro o nome, mas como era tarde nao estava muito bom. Reparei tambem que na frente de cada lugar ficam uns "olheiros" chamando gente e te convencendo a entrar nos lugares e muitos deles são furadas, a gente fazia o seguinte: como estavamos em turma pediamos para deixarem só um entrar, se ele gostasse, os quatro pagavam pra entrar, foi assim que nos livramos de muito lugar ruim. 


DIA 30/12/12
Na manhã seguinte fomos conhecer um pouco mais da cidade antes de pegar nosso vôo para Cartagena das Indias, uma cidade no litoral da colômbia. Primeira parada: Centro Histórico. Como todo centro de cidades mais antigas, é encantador, remete a gente de volta ao passado, casarões antigos cheios de sacadas e portas enormes de madeira. Achei muito linda a arquitetura das casas e as ruazinhas estreitas. 

 

 - parque na frente do nosso apart hotel

 -centro histórico

Ao contrário do que eu imaginava, Bogotá me pareceu muito segura, se via constantemente na rua a policia ativa e é normal tambem se deparar com o exercito fortemente armado e até tanques parados. Soube que eles estão em momento de paz. E claro, as famosas FARC's que são o medo de todo mundo que pensa na colombia nao atuam na capital e estão bem longe dali.

Descendo as ruas do centro chegamos a Plaza Bolívar, a principal da cidade, onde se encontram o Congresso da República, o Supremo Tribunal de Justiça e o gabinete do prefeito.



O interessante do dia, é que como era domingo, muitas ruas principais do centro estavam fechadas para o lazer da populaçao. Eram muitas pessoas a pé, de bicicleta, de patins, varias familias, adultos, crianças e idosos desfrutando um momento de lazer, achei muito legal. Fomos andando com o fluxo da multidão até o museo del oro e um mercado de artesanato onde compramos muitas lembrancinhas. Não entrei no museo del oro, somente meu marido conheceu antes de chegarmos e como o tempo era curto, preferi fazer comprinhas....



Segunda parada: almoço no pico Monserrate. Esse pico se encontra a 3.127m de altura e para chegar lá é preciso pegar o bondinho ou um teleferico. Os preços variam de dia e horario, no domingo é mais barato, foi 9 pesos (sexta e sabado é 12 pesos). Optamos pelo bonde por ser mais rapido, pois cabem mais pessoas de uma vez só e a fila do teleferico para subir ou descer era quilométrica, mas em compensação a vista deve ser muito mais bonita, pra quem tiver mais tempo vale a pena!









A vista é linda e lá em cima se encontra a igreja de Nossa Sra de Guadalupe, restaurantes, e binóculo para ver a cidade. Tudo muito bem estruturado, existe até um caminho alternativo para quem quiser subir a pé ou de joelhos (só pagando promessa mesmo). Como era domingo estava lotado de visitantes. Lá escolhemos o restaurante Casa Santa Clara, preço acessivel e vista linda. 


 -vista da cidade e igreja de Nossa Sra de Guadalupe


Nosso passeio terminou num barzinho bem aconchegante em Bogotá. Com um chopp bem gelado pra ele e um café bem quentinho pra mim. Passamos no hotel para pegar as malas e fomos para o aeroporto pegar nosso voo para Cartagena das Indias, no litoral.

Sei que faltaram algumas coisas para conhecer e queremos voltar para ficar mais tempo e também ir até Medellin e Barranquilha. Só tenho uma coisa a reclamar da Colombia: eles não gelam a cerveja, servem ela natural, e para nós brasileiros que amamos uma loira gelada, isso é um pecado capital.








Cartagena das Indias


Chegamos em Cartagena as 22hs do dia 30/12, então só tivemos tempo de localizar o hotel e comer alguma coisa rapida na rua porque lá a maioria dos bares e restaurantes fecham cedo, por volta de 2h da manhã. Ficamos hospedados na pousada Patio de la Cruz (tb escolhida pelo booking.com) dentro da muralha, onde é o centro histórico e a parte turistica da cidade. A cidade de Cartagena é grande e praticamente dividida entre o centro histórico e a parte moderna e mais desenvolvida da cidade, o bairro Bocagrande, que possui enormes redes de hoteis luxuosos, mas que pelo que pesquisamos nao vale a pena porque todo o agito e charme do local ficam dentro da muralha. 
FOTO- Pousada Patio de La Cruz


A praia de Cartagena não é bonita, é mais um mar portuário, escuro e areia grossa, por isso fuja dos hoteis tentadores das grandes redes hoteleiras pois não é a praia de frente deles que merece sua atenção. As praias mais famoras de Cartagena se encontram a 1h de barco (lancha rápida), nas ilhas com mar caribenho azul e cristalino. Nós que ja estivemos em Fernando de Noronha achamos que nao iamos nos impressionar, mas pagamos a lingua! É um azul sem igual!




FOTO - travessia de barco para Isla Baru e vista do porto de Cartagena



FOTO -- transatlantico e vista do bairro BocaGrande e seus prédios modernos (no barco a caminho das ilhas caribenhas)




Na véspera do ano-novo fomos para Playa Blanca, na isla Baru para curtir as águas do caribe. Fechamos uma lancha rápida pelo hotel que saiu 60 pesos por pessoa ja com almoço, porém ao chegar no porto vimos que dá pra negociar descontos e sairia 50 pesos pra cada. Fica pro próximo passeio!
Nossa lancha se chamava Dona Luiza e ja aviso aos navegantes, NÃO PEGUEM ESSA LANCHA!! Na ida tudo jóia mas na volta a lancha quebrou e os pilotos ao inves de chamar socorro ficavam tentando concertar a lancha e andando bem devagar, entao o que deveria demorar 45min durou eternas quase 2h e num final de tarde de pré reveillon em que tinhamos hora pra chegar na balada pra nao ficar de fora, já sentiu a pressão ne!!! 
Playa Blanca é linda demais, faz juz ao nome pela cor da areia. Chegando lá, é só escolher uma barraquinha com cadeiras e sombra para consumir e desfrutar da vista, com mar azul, sol radiante e gente bonita. A barraquinha custa cerca de 20 pesos só pra sentar, a cerveja (não muito gelada) custava 4 pesos (R$4,00) e o almoço já tava incluso no valor do passeio. Almoço simples mas muito bom: peixe frito, arroz de côco (maravilhoso) e banana (que eles fritam como se fosse batata). 
Os barcos saem pra isla Baru de hora em hora e depois que te deixam lá só vão embora as 15h ou 16h. Mas preste atenção no horario que combinar com o barqueiro porque quase perdemos o nosso achando que sairia as 15:30 e na verdade ele marcou as 15:00.








FOTOS
- Playa Blanca, Isla Baru













NOITE DE ANO-NOVO (31/12)
Passamos a virada no bar mais tradicional de Cartagena, o Café del Mar. Pra pegar mesa é bom chegar cedo, então mandamos os homens na frente para nós mulheres terminarmos de nos arrumar, pois o imprevisto do barco quebrado nos atrasou. O clima no café até era animado, só as musicas que nao estavam ajudando muito e só havia 2 opçoes de prato de comida no cardapio, nada baratos por sinal. Enfim, pra quem está acostumado com as grandes festas brasileiras não vai se surpreender. Ainda bem que nós somos animados e estavamos com amigos. 
O Cafe del Mar fica em cima da muralha e de um lado tem vista para o mar, do outro para o centro histórico. A mulhara fica lotada de gente aguardando a queima de fogos. Depois da virada as pessoas se dispersam para as ruas ou para alguma boate. O grande defeito do Café del Mar é que não tem banheiro no bar, é preciso ir no banheiro publico que fica embaixo dele. O banheiro até é organizado e tem uma pessoa limpando sempre mas a fila é interminável, e mesmo quem tem o carimbo do bar que dá prioridade na fila, a confusão é grande. E as pessoas mais mal educadas da fila eram os brasileiros. Na fila feminina então, o barraco era grande. O jeito era falar, "sorry, dont understand" pra nao passar raiva ou se meter em bate-boca.
Depois que terminarmos a garrafa de uisque (consumo obrigatório para quem pega mesa) fomos para uma boate bem proxima ao café del mar mas esqueci o nome, que apesar de ter 3 ambientes (salsa, disco e area externa) não me agradei do ambiente. Terminamos saindo de lá e amanhecendo o dia na pousada mesmo, na area externa da piscina, bebendo e dando muita risada das tentativas de comunicação com Jose da recepçao.






FOTOS - FESTA ANO NOVO E CAFE DEL MAR














DIA 01/01/13
Pós reveillon sempre é o dia da ressaca né, como dormimos muito e perdemos a manhã, resolvemos tirar a tarde para andar pelas ruas do centro historico. Você pode caminhar, alugar uma bike ou fazer o passeio de charrete.  Devido ao cansaço optamos pelo ultimo. Foi uma ótima escolha porque até então andando a pé nos restringimos a algumas ruas principais da cidade murada e imaginavamos o lugar super pequeno, foi nesse passeio de charrete que tivemos noçao da dimensão da cidade murada. Adorei! Saiu 50pesos para os 4 andarem. No por do sol fomos para cima da muralha, passamos novamente pelo café de mar para umas fotos e terminamos ficando em outro bar em outro pedaço da muralha chamado setor santa tereza, onde provamos a deliciosa LIMONADA DE CÔCO. 16pesos o copo mas vale a pena, a desse lugar foi a melhor da viagem.







FOTOS: PASSEIO DE CHARRETE, MURALHA AO REDOR DO CENTRO





 FOTOS - VISTA E BAR DA LIMONADA, CAFÉ DEL MAR 



De noite estavamos todos cansados, os meninos ainda sairam para tomar um chopp mas as mulheres foram dormir cedo.

DIA 02/01/13
Na manhã seguinte, dia 02/01 pegamos o barco novamente, dessa vez direto no porto a 50 pesos cada com almoço. Fomos primeiro para o Aquario que fica na Isla del Rosario, onde não é praia para banho; lá ou você mergulha ou vai ver as atrações do aquario. Os homens não quiseram entrar. Eu fui porque queria ver os golfinhos de perto, que são uma paixão pra mim. O aquario foi construido em cima de um braço de mar, formando varias piscinas naturais de agua salgada com animais proprios da fauna maritima: tubarões, tartarugas, peixes diversos e os golfinhos que sao domesticados e fazem um show a parte.
A entrada do Aquario custa 12 pesos, e ainda tem a opção de você tirar uma foto e fazer carinho nos golfinhos por 50 pesos, é meio carinho mas pra mim valeu super a pena. Sonho realizado!!







 FOTOS - ISLA DEL ROSARIO, AQUARIO, ANIMAIS E GOLFINHOS

Depois desse passeio fomos novamente para Playa Blanca encerrar nossa viagem vendo aquele mar inigualavel!
Uma pena que, vencidos pelo cansaço, não fomos a fortaleza espanhola da ilha, queria muito ver o castelo, mas o grupo já nao aguentava mais e meu marido estava com a boca estourada do sol. Mas quem tiver a oportunidade, não deixe de ir, li a respeito e vi fotos da vista, me parece valer muito a pena!

A noite fomos ao Mr.Babilla, um restaurante/boate, bem temático, tipo o Andres DC, só que menor. Chegando cedo nao paga pra entrar, você senta, come alguma coisa e espera o DJ começar a tocar. Experimente Chevice de camarão, muito bom!  Foi otimo, tomei a melhor marguerita da minha vida e dancei muita musica colombiana, me senti a própria Shakira, não é a toa que ela tem aquele gingado todo, porque as musicas são mesmo contagiantes, nao tem como nao dançar. Despedida da Colombia com chave de ouro. 

FOTOS - MR. BABILA




FIM




Nenhum comentário:

Postar um comentário