quinta-feira, 8 de maio de 2014

A saúde do Viajante!!!


    O fato de ficar gripado na véspera de uma viagem é muito frustrante, e ficar doente durante o passeio então, pior ainda. É bom ter em mente que mudanças de temperatura, fuso horário e gastronomia diferente, podem afetar seu organismo.

     Por isso são importantes alguns cuidados com a saúde quando se tem uma data marcada para viajar: se você sente os desconfortos do Jet Lag ou enjôos pode tomar remédios para os sintomas. Se você apresenta problemas de trombose ou doenças crônicas (como problemas cardíacos) é sempre bom visitar seu médico e seguir suas recomendações para a viagem. Ainda pode avisar a tripulação, procurar caminhar durante o vôo, tomar bastante liquido e evitar bebidas alcoólicas e café.

      Quando eu viajo, procuro sempre levar alguns medicamentos comigo; daqueles que não precisam de receitas médica como paracetamol, antialérgicos e analgésicos, principalmente se vou para algum lugar de clima frio. Mas lembre-se que muitos outros remédios precisam sim da receita para passar pela fiscalização.

        Mulheres grávidas podem viajar até o sétimo mês de gestação sem atestado médico. Viagens de avião são seguras do primeiro ao terceiro mês se você não tiver nenhuma complicação como sangramento de escape, diabetes ou pressão alta, mas algumas mulheres preferem esperar até o segundo trimestre para viajar.

        Além desses cuidados mais simples, devemos nos preocupar também e nos prevenir de doenças mais sérias quando visitamos alguns países e regiões específicas, que podem comprometer nossa saúde e nossa vida!

       Pesquise atualidades sobre o lugar que vai visitar para saber se existe algum surto atual de doença. Algumas regiões do Brasil ou outros países ainda não erradicaram totalmente determinadas enfermidades. E a prevenção é feita através da vacinação prévia. Busque informações no Disque-Saúde (0800-61-1997), no site www.who.int/ith/countries/en (clique em country list) ou consulte o consulado do país que pretende visitar.

         Saiba que o governo do Brasil mantém alguns acordos internacionais que permitem o atendimento de cidadãos brasileiros pelas redes públicas de saúde de determinados países (saiba mais> //sna.saude.gov.br/cdam/). E considero muito importante fazer um seguro de saúde para viagens, pois imprevistos podem acontecer (faça através de agência de viagens).

          Após o retorno de sua viagem, se apresentar qualquer sintoma como febre, diarréia, dores, problemas de pele ou respiratório, procure um médico ou serviços de saúde e informe onde esteve.


TABELA INFORMATIVA
DESTINO
ESQUEMA
Febre Amarela
No Brasil: regiões Norte e Centro-Oeste, Maranhão e Foz do Iguaçu, no Paraná. Todos os países da América do Sul, África e Ásia
Uma dose dez dias antes da viagem
Cólera
África e Ásia
Uma dose oral oito dias antes da viagem
Para qualquer país
Duas doses: 1ª na data escolhida e a 2ª seis meses depois
Hepatite B
Para qualquer país
Três doses: 1ª na data escolhida, 2ª um mês depois e a 3ª cinco meses após a 2ª
Febre tifóide
África e Ásia
Dose única
Influenza
Para qualquer país
Uma dose anual


Nenhum comentário:

Postar um comentário