domingo, 22 de setembro de 2013

FIM DE SEMANA EM ARACAJU

Esse nosso passeio a Aracaju, capital do Sergipe, foi na verdade mais para visitar e matar a saudade de um casal amigo do que para turistar.
Dois dias são poucos mas conseguimos fazer passeios bem divertidos, ver belas paisagens, comer muito bem e ainda pegar uma baladinha. Tudo sugestão de nossos amigos que estão morando por lá.
De inicio achei a cidade organizada e limpa, fácil de se localizar. Com calçadões da orla extensos e cheios de barracas, parques, quiosque, espaço para corrida, ciclovia e entreterimentos no geral, que descobri serem resultado de um grande aterramento de mangue. A faixa de areia tambem é extensa e há pontos da orla em que nem se consegue ver o mar. A cor do mar é um pouco turva, diferente do azul-esverdeado das outras capitais do Nordeste, mas isso se deve a proximidade com a foz dos rios Sergipe e Vaza-Barris.
Aracaju conta com um pouco mais de 570mil habitantes e contanto com a Grande Aracaju, que engloba municipios vizinhos, esse numero passa dos 800mil, seu nome deriva de uma junção de palavras indigenas e significa "caju de passaros". Acho que por isso se veem tantas estatuas de caju pintadas pela cidade.

- parque infantil na orla (super recreativo)

Chegamos em Aracaju pelo voo direto REC-AJU as 20:30 pela Azul e voltamos pela TAM. Você pode achar passagens de 99 a 200 reais o trecho. Então como chegamos a noite, ja fomos para um barzinho proximo a casa de nossos amigos, o Tio Maneco. O bar é simples, estilo boteco mesmo, com telão, mesas e cadeiras de plastico, piso de concreto, cerveja gelada e petiscos. Assistimos o show da Beyonce no Rock in Rio que passava no telão e tomamos drinks deliciosos para colocar os papos em dia. Recomendo o Mojito, e olha que não sou fã de rum, mas o mojito deles é uma delicia e vale a pena provar, foi uma super dica da minha amiga Mari. De petisco comemos o file ao molho funghi e bolinho de carangueijo.

Tio Maneco Botequices

R Manoel Espirito Santo, 593
Aracaju - SE
Já no sábado de manhã fomos dar uma volta para ver a orla e fazer um passeio de barco. São ao todo 12 praias na cidade: Praia da Caueira, Praia do Saco, Praia dos Náufragos, Praia dos Abaís, Praia de Aruana, Praia do Mosqueiro, Praia do Refugio, Praia do Robalo, Praia dos Artistas,Praia da Pirambu, Praia do Atalaia e Atalaia Nova.
A praia do Atalaia é a mais extensa, badalada e com a orla mais interessante que eu já vi, pois não é uma simples calçadinha a beira mar não, é um verdadeiro complexo de lazer, com lagos artificiais, playgrounds, barracas bem estruturadas, praças, restaurantes, ufa! Uma pena que não conseguimos conhecer tudo, só vimos enquanto passávamos de carro. A minha amiga sugeriu alguns hotéis nessa praia que ela mesma já se hospedou antes de morar lá: Mercury hotel, hotel Celi, e hotel Simas. Na Atalaia, por ser a mais turistica, você também encontra a passarela do Carangueijo (para comer carangueijo claaaro e a lambreta, uma parente menorzinha da ostra), o quiosque da Brahma, restaurantes como Cariri e Murato praia, que valem a pena conhecer.
Seguimos para a Praia do Mosqueiro para pegar um barco (R$ 15 por pessoa) e descer o rio Poxim onde a maré quando baixa, forma uma ilhazinha com um barco-bar que fornece bebidas e petiscos. Tem estrutura de cadeiras, mesas e palhoças, aluguel de caiaques e botes infláveis, é super tranquilo para ir com família e crianças. Ao longo da beira do rio há muitas casas com pequenos decks e barcos particulares ancorados. É uma área muito rica. Muitos jovens praticando stand up paravam por lá onde estávamos e depois iam embora. Muito legal! Passamos a tarde toda lá. Tomamos muita cerveja gelada, os caldinhos são gostosos e pedimos lambreta também. Os pasteis também são ótimos, principalmente o de camarão.
Aracaju tem um pézinho na Bahia, seja nas musicas (muito arrocha e axé rola por lá), no carnaval do PréCaju, na organização das barracas de praia ou na culinária. Talvez por isso tenha me conquistado um pouquinho também, porque adoro a Bahia.

- stand up e fim de tarde

O lanche do fim de tarde pós praia foi na Patisserie Chocolamour, uma perdição de gordices! Comi uma tortinha de bacalhau e docinhos. Mas na mesa tiveram tortas de chocolate, castanha, dois amores, e muitas outras tentações.

Chocolamour Patisserie Café: Rua Engenheiro Hernan Centurion, 743 A, Bairro Jardins. Aracaju, Sergipe | Telefones: (79) 8842-3111 3231-8503 | Horário de funcionamento: terça a quinta das 11h às 19h e de sexta a domingo das 12h às 20h.

A noite a pedida foi o Irish Pub OAKHILL, super sugestão do nosso amigo Tiago. O lugar é pequeno e aconchegante, aproveitaram uma casa com paredes de pedra para fazer o bar, o que tornou o local bem rustico e com cara de pub de verdade. Tem a área externa de frente para a rua, e a área interna com um bar, um pequeno palco ao fundo para a apresentação de bandas e mesas espalhadas. Tivemos muita sorte de pegar a ultima mesa que estava na área externa. Então chegue cedo, antes das nove da noite, porque o sistema da casa é não deixar lotar ao ponto de se tornar insuportável, ponto muito positivo. A entrada custa R$ 15 quando tem atrações e R$ 10 quando não tem. E a atração da nossa noite foi um prêmio: cover de Amy Winehouse. Adoroooo!
Nas mesas de fora os pedidos são feitos aos garçons e na parte de dentro você compra fichas.
Ambiente estiloso e musica boa já estão garantidos, vamos ao que interessa, o cardápio. Achei muito legal a variedade de cervejas importadas, muitos drinks e variadas opções de uisque. Eu me joguei na caipirosca de morango! D-I-V-I-N-A...
Os petiscos do cardápio são apetitosos, vi um prato de mini-hamburgueres que me pareceu ótimo. Mas nossa primeira opção foi o Fish and Chips, e mais tarde antes de irmos embora uma carne de porco com bacon que estava de lamber os dedos.
Conhecemos os donos do bar, mãe e filho comandam o lugar e são paraibanos. Muito legal.
Para saber mais e o que vai rolar nos fins-de-semana ai vai o facebook do pub: https://www.facebook.com/oakhillirishpub

- fish & chips e o drink the georgian

- o bar e Amy´s cover

Como a noite no pub começa cedo também acaba cedo, lá pelas 2h da manhã já está vazio e se você quiser continuar a noitada, a sugestão que veio do dono do OAKHILL, é seguir para o CHE, outro pub que funciona até mais tarde.
CHE Petiscaria e Sinuca
Endereço: R. Cap. Joaquim Martins Fontes, 180 - Farolândia, Aracaju - SE, 49032-016

Telefone:(79) 8855-7619
Horário:

domingo Fechado

Ou se quiser lanchar pode ir na Pin-Up hamburgueria: R Juarez Carvalho, 0, Jardins, Aracaju - SE.

No domingo de manhã fomos para a praia do Atalaia, no Parati, restaurante e bar de praia com ótima estrutura. Você pode ficar na área coberta na sombra, nas mesas do gramado ou na areia da praia mesmo. Mesmo o mar não sendo azul, achei a praia muito bonita e limpa.
Os vendedores ambulantes são muitos, oferecendo espetinhos, mini-acarajés, bebidas, massagens, etc. O que as vezes pode irritar um pouco. Nós comemos espetinho de carne e acarajés, bebemos cerveja e caipiroscas.
Parati
Rodovia José Sarney, 47 – Praia do Robalo 3227 - 2100
Site:www.restauranteparati.com.br

-mini-acarajé e caipirosca de cajá

O almoço de despedida foi no restaurante SOLLO do hotel Aruana. Muito aconchegante, comida gostosa e uma vista linda da beira da praia. Os pratos são individuais e saem em média R$ 70.
Sei que faltaram muitos lugares para conhecer, mas a proximidade, os voos diretos e a saudade de nossos amigos nos motivarão a voltar com certeza! Eu adoro conhecer cidades que me trazem pensamentos do tipo: "eu moraria aqui..." e Aracaju foi uma dessas cidades.