segunda-feira, 10 de junho de 2013

RIO DE JANEIRO - Um fim de semana na cidade maravilhosa

Uma verdadeira missão esse post, pois é impossível descrever a Cidade Maravilhosa, que faz juz ao nome nada modesto que recebe. Ao contrário do que se vê sempre em noticiários sobre violência, o Rio não é somente favela (na sua grande maioria pacificadas) , praia e Cristo Redentor, a cidade como qualquer grande metrópole tem seus problemas mas também tem muito a oferecer para quem quer explorar.
Eu já estive no Rio 3 vezes e em cada uma delas pude aproveitar de maneira diferente. A primeira vez fui em um reveillon e pude curtir a queima de fogos na praia de Copacabana com a minha família e conhecer os pontos turísticos mais importantes.
Na segunda vez fui passar o carnaval com meu marido (quando ainda éramos namorados) e curtimos muita praia e os bloquinhos de rua em Ipanema e Leblon. Achei bem tranquilo, muito bem frequentados por famílias e gente bonita. Trios elétricos, muitas fantasias engraçadas e muita animação. Também curti a boemia nos bares do Leblon a noite.
 - praia da Barra

- bloco de rua no Leblon

E agora nesta terceira vez fomos a convite de um casal amigo que reside no Rio e que nos recebeu muito bem e teve o carinho de nos mostrar o Rio aos olhos de quem mora por lá.
Para quem vai ao Rio turistar e não conhece ninguém por lá, o melhor lugar para se hospedar é a zona sul, nas praias de copacabana, ipanema ou leblon, ou bairros adjacentes a esses para facilitar o transporte de taxi, ônibus ou até bicicletas (aquelas alugadas da prefeitura). Porque esses bairros tem as praias mais conhecidas e mais frequentadas e também tem muitos bares e restaurantes para quem gosta de sair a noite. Quanto mais opções, mais variedade de baladas e preços.
Nós ficamos hospedados na Barra, que é um pouco afastado da zona sul, mas estavamos bem acompanhados e a distância não seria nenhum impecílio para conhecermos a capital fluminense.
Aproveitamos uma promoção da TAM de R$ 300 ida\volta, saindo de Joao Pessoa , para o feriado de Copus Christi, chegamos na quinta feira (30/05) a voltamos domingo a noite (02/06).

PRIMEIRO DIA (30/05)
Como chegamos na madrugada, dormimos a manhã da quinta e acordamos na hora do almoço. Tomamos um café da manhã reforçado e já fomos passear. A primeira parada foi o Forte de Copacabana (entrada R$6 inteira e R$3 meia), onde fica o Museu Histórico do Exército. Visitamos o Forte na área externa, onde ficam lachonetes e uma das docerias Colombo, mesinhas e cadeiras para curtir o visual lindo do lugar, visitamos a área interna, do Museu, das antigas instalações de guerra, e subimos para o terraço dos canhões que também tem uma vista linda da praia. saiba mais> http://www.fortedecopacabana.com/

Forte de Copacana e nossos amigos

- vista em cima do Forte

- dentro do forte, no museu

A próxima parada foi o Pão de Açucar, no bairro da Urca, ao lado do morro da Urca. Sua altura é de 396m e a subida é feita de bondinho, que custa R$ 53,00 a entrada inteira e R$26,00 a meia. Mesmo se a fila estiver grande, ela anda rápido porque sobem muitas pessoas por bondinho e a vista da Baia de Guanabara na subida vale qualquer espera. São 2 lances de subida, a primeira para no morro da Urca e a segunda para no Pão de Açucar. saiba mais> http://www.bondinho.com.br/

- bondinho

- vista subindo, da baia de Guanabara

- primeira parada
- vista da primeira parada no Morro da Urca

Lá em cima tem lanchonete, lojinhas de lembrancinhas e até espaço para festas e shows. Noooossa, fiquei imaginando um show a noite lá no alto com aquele visual lindo!! Deve ser demais!
Quando a fome apertou lanchamos na República da Fruta, um self service de salada de frutas, coberturas e sorvete. Uma deliiiicia! Um pouco caro, mas em ponto turistico já é de se esperar.
- lanchinho

- vista da segunda parada no Morro do Pao de Açucar

Ao final do passeio já estava de noite e fomos jantar no espaço Lagoon, em frente a Lagoa Rodrigo de Freitas. É um complexo com restaurantes e cinema. Você pode sentar em um dos restaurantes na parte interna ou ficar na varanda, que é muito disputada. Ainda bem que chegamos cedo e conseguimos uma mesa rapido, e depois ainda trocamos por um sofazinho supercharmoso para ficar admirando a lagoa toda iluminada. Escolhemos um combinado de sushis do restaurante japonês que custou R$ 50,40 para 2. Bebi um Cosmopolitan mas depois acompanhei meu marido no chopp Heiniken (grande R$ 7,00 e pequeno R$ 5,00). Encerramos por ali porque estavamos todos muito cansados. saiba mais > http://www.lagoon.com.br/

- Espaço Lagoon

SEGUNDO DIA (31/05)
Não levantamos muito cedo porque estava chovendo, então novamente tomamos café da manhã tarde e saímos assim que a chuva diminuiu. Em dias nublados não vale a pena fazer os passeios turísticos mais conhecidos porque a vista das paisagens fica comprometida, então fomos ao shopping e depois dar uma volta no centro da cidade. O Village Mall é um shopping relativamente novo e considerado luxuoso por abrigar algumas das marcas mais famosas e caras que se conhece (Miu Miu, Armani, Gucci, Bo Bo, Cartier, Celso Kamura, John Jonh, etc). Mas também tem marcas como a Farm, Animale, Arezzo, Osklen, etc. Eu quis conhecer uma loja chamada FYI *for your information, que tem uma linha de roupas bem urbana, meio street wear, que conheci pela net. Conferi, gostei e comprei uma peça, então valeu o passeio heheheh.

- Village Mall
Depois fomos ao Saara, que corresponde a 25 de março dos paulistas, muita lojinha, camelô, tumúlto de gente e os anunciantes de mercadoria e promoção no alto-falante, igualzinho na novela Avenida Brasil. Lá tem várias lanchonetes pequenininhas e tumultuadas, e pela indicação de nossos amigos as de comida árabe são as mais conhecidas, então fomos experimentar. A recomendada foi a Padaria Bassil, que vende esfirras fechadas de carne, queijo, espinafre, quibe e pão árabe. Comemos as esfirras de carne (R$3,00), e são muito gostosas, a massa é bem fininha e com um molhinho de pimenta árabe ficou perfeita!!!

Depois do salgado, hora do doce né, e tentamos ir na famosa Confeitaria Colombo. O lugar é super glamuroso, com aquele ar de época antiga, e tem tradição, mais de 100 anos de historia, mas só tentamos ir, porque estava LOTADA, e depois de uns 20min sem sair do lugar na fila, resolvemos ir a outra doceria ali perto, a Manon, que segundo nossos amigos, é tao boa quanto e com preço menor por não ser tão turística. saiba mais > http://www.confeitariacolombo.com.br/site/

- segunda opção e não deixou nada a desejar, doceria Manon.

A noite nossa baladinha foi no Black Bar, no Leblon. O lugar é pequenininho mas aconchegante, já não tinha mais mesa e ficamos no balcão de drinks, o ambiente escuro e o DJ tocando dão um ar de boate ao bar, depois de alguns drinks da até pra levantar e ficar dançando. O público era bonito e descolado. Como todos os outros lugares que saímos a noite, o esquema é chegar cedo pra garantir lugar e estacionamento (que custam em torno de R$10 a hora).
No Black Bar a entrada feminina é R$30 e a Masculina R$50 , valores convertidos em consumação. Os drinks são na faixa de R$20 a R$28 e a dose de uisque 12anos R$22.
Recomendo a Marguerita frozen e o Cosmopolitan para quem gosta de drinks.

TERCEIRO DIA

Saímos cedo e como o dia estava lindo, tentamos ir ao Cristo, mas quando chegamos no corcovado descobrimos que todo mundo teve a mesma vontade que nós. Uma fila interminavel e eram 10h da manha e o próximo trenzinho com vaga era para as 18h!! Impossivel né...
Desistimos porque tínhamos reservado uma mesa para almoçar no restaurante Aprazível, em Santa Tereza, as 13h e não dava para perder tempo nesse passeio. Resolvemos conhecer uma feirinha na Lapa que acontece a cada primeiro sábado do mês. Já que a Lapa era caminho para Santa Tereza foi uma ótima pedida. A feirinha é ótima para comprar lembracinhas, artes e antiguidades. Além de poder tomar um choppinho nos bares da rua. Também não pode deixar de ver o Arco da Lapa, simbolo do bairro. É uma obra do período colonial contruida por índios e escravos que possui 42 arcos duplos e em cima dele transitavam bondinhos. Hoje está meio abandonado e precisava de uma revitalização, mas ainda assim é uma obra grandiosa!

- feirinha nas ruas da Lapa

- lembrancinhas e arte

- arte nos muros dos bares e os Arcos da Lapa

Seguimos então para o nosso almoço, no alto das ladeiras de Santa Tereza. O restaurante APRAZÍVEL fica na rua de mesmo nome e seu cardápio é de comida brasileira artesanal. O espaço do restaurante é bem dividido em ambientes: área interna da casa, externa, mesas suspensas em palafitas, e tudo muito arborizados e decorado. Achei aconchegante e requintado.

- subida para palafita e área do restaurante

- palafita e cardápio

- vista do terraço

O cardápio tem uma variedade mediana e os preços são salgados, os pratos são individuais mas a comida é gostosa.Pedimos de entrada uma porção de pães de queijo recheados com linguiça mineira (R$27). Meu prato foi o Peixe Tropical (R$86) e de sobremesa uma torta de maçã com sorvete (R$34). Também tomamos umas cervejas Antártica Original (R$18).

- nossos pedidos e nossas companhias

Minha dica é que vale a pena conhecer sim, o lugar é lindo, a comida é gostosa e a vista também enche os olhos, mas vá preparado para gastar. Chame boas companhias para poder apreciar uma tarde agradável! saiba mais> http://www.aprazivel.com.br/aprazivel.htm
No fim da tarde eu e meu marido ficamos em copacabana para encontrar meu pai que estava hospedado no hotel Astoria, quase ao lado do Copacabana Palace. Enquanto meu pai chegava de um passeio, nos fomos aproveitar a orla de copacabana, com passeio na calçadinha e uma pedalada, pela ciclovia da beira mar, até o Leblon. Achei uma delicia o aluguel das bicicletas da prefeitura, patrocinadas pelo banco ITAU, mas a função para conseguir duas delas demorou quase uma hora. A dica é ficar esperando alguém devolver nos pontos e ter um bom acesso de internet pelo celular e um cartão de credito em mãos.
Como o 3G da TIM é horrível e estava demorando uma eternidade tivemos que gastar ligação interurbana para liberar as bikes, o valor é de R$5,00 a diária descontado do seu cartão de credito e funciona de 8h as 22h. Tem um painel explicando passo-a-passo a liberação.
- Copacabana Palace e calçadinha de copacabana

- passeio de bicicleta

Encontramos com meu pai no hotel e nos arrumamos lá para sair a noite com ele. O local escolhido foi o MUD BUG, a uma quadra do hotel, e foi muito bem recomendado pelo nosso amigo carioca Leo.

- vista do terraço do hotel Astoria em Copacabana

O MUD BUG é bem temático, rústico, tipo cervejaria ou bar americano (R$16 a entrada sendo R$10 de consumação). O cardápio é variado de petiscos a pizzas. Muitas marcas de cerveja e chopp heinehen. Antes tocava banda mas foram proibidos por causa do barulho e agora só toca DJ, mas as musicas ocilam entre dance music, hip hop e funk carioca. Tivemos sorte de chegar cedo porque só havia uma mesa disponível, todas as outras estavam reservadas.

- o bar

- encontro com meu papito

- chopp com o sogrão

Pedimos pizza, umas cervejas artesanais para provar, depois muitos chopps heineken(R$7,90). Quando o dj começou a tocar meu pai foi embora e nos resolvemos esticar a baladinha, e para tirar o banzo da cerveja mudamos as bebidas para dinks(R$19,90) e uisque (12anos R$19,90). Mesmo estando so nos dois, foi uma noite muito divertida, bebemos e dançamos ate de madrugada. O lugar lotou.

- cevejas artesanais, cardapio de cervejas, chopp com pizza e lotaçao do MUD BUG

QUARTO DIA

Nosso último dia no Rio e só nos restava visitar o Corcovado, torcendo para não estar a mesma loucura de ontem para subir. Antecipamos a compra das entradas pela internet que custou R$48 por pessoa. Nem arriscamos mas existe a meia entrada.
Quando chegamos lá até estranhamos pois estava uma calmaria, poucas pessoas e nada de fila. Pura sorte, chegamos cedo e tivemos que aguardar o horário do nosso ticket que era as 12:30. O bondinho ou trenzinho do corcovado demora cerca de 30min para subir, e tem uma parada no meio do caminho onde entra um grupo de pagode no primeiro vagão, infelizmente não demos sorte nem de subir nem de descer no primeiro vagão, então fique esperto porque vale a pena, a animação é grande.

Ao chegar no topo ainda há um lance de escadas entre lojas e lanchonetes para chegar ao Cristo Redentor. Lá em cima estava um pouco mais cheio de pessoas e tirar uma foto só sua com o Cristo é uma missão quase impossível. Além disso todos disputam lugar nas beiradas da mureta para ver as maravilhosas paisagens. Aos poucos e colaborando uns com os outros todos conseguem fazer suas poses e registrar os melhores ângulos para fotos.
A estátua de 40m retratando Jesus Cristo é uma das maravilhas do mundo Moderno e fica a 709m de altura.
Do alto você consegue ver praticamente todo o Rio de Janeiro: as praias da zona sul, o Forte de Copacabana, o Pão de Açúcar, o Maracanã, a ponte Rio-Niterói, a baia de Guanabara e muito mais. É uma das vistas mais bonitas que já tive a oportunidade de admirar.

- não podia faltar a foto de braços abertos

- paisagens difíceis de descrever

Depois de 1h la em cima e mais meia hora para descer, a fome já estava apertando e resolvemos conhecer o Bar Urca para almoçar. Esse bar foi recomendado pela amiga Fabiana Paixão, e pelo que entendi é um ótimo ponto para comer depois da praia, ainda mais num domingo quente.
O Bar Urca eh pequeno e consiste no bar boteco em baixo, onde você pede tira-gostos e cerveja geladíssima (Antartica Original R$10) para ficar na mureta (isso mesmo, MURETA) aguardando uma mesa para o restaurante que fica na parte de cima do prédio. O visual da muretinha em frente ao bar eh deslumbrante, ainda mais no fim de tarde com o sol bem baixinho refletindo nos barquinhos ancorados na agua. Eu não precisava nem almoçar, por mim ficava ali ate anoitecer tomando uma gelada e petiscando.

- boteco em baixo e restaurante em cima

- pede , paga e vai pra mureta....

- visual e companhias perfeitas

Subimos para nossa mesa e a pedida para cinco pessoas foram uma prato com peixe e um risoto de camarão, a comida é simples, gostosa, bem servida e mais barata (para o padrão RJ). E assim, fechamos com chave de ouro a despedida do nosso fim de semana carioca.

- no restaurante e vista da mureta

- os pratos

Esse post é dedicado aos amigos Leonardo Fontana e Leticia Chambarelli que nos receberam de braços abertos e nos apresentaram sua linda cidade com muito carinho, e as novas amigas Denize Chambarelli e Fabiana Paixão.